segunda-feira, 6 de abril de 2009

Propostas para o DALH - Eixo Acadêmico

  • Discutir a dicotomia entre a Licenciatura e o Bacharelado no curso de História da UFS.
O Bacharelado deve ser rediscutido porque apresenta problemas quanto à conclusão do curso por parte das/os alunas/os. Nos cerca de 50 anos do curso de Bacharelado apenas 10 estudantes se formaram. A maioria ingressa no Bacharelado para manter o víncúlo com a Universidade, assim tem acesso à biblioteca e à carteira de meia-entrada.
Assim sendo, propomos uma discussão ampliada que envolva as/os estudantes de história e as/os professores.

  • Discussão do Currículo do Curso de História.
Além das/os alunas/os terem um melhor conhecimento do currículo que está sendo estudado é imporante que em conjunto, alunas/os e professoras/es, se possam construir um currículo que represente a realidade de todas/os que fazem parte do Curso de História da UFS.

  • Disciplinas optativas
Além da importância do próprio curso de História ofertar disciplinas para que as/os alunas/os possam se aprofundar em temas de sua área de interesse é imprescindível para as turmas noturnas que disciplinas optativas sejam ofertadas à noite para a conclusão do curso.
Uma discussão acerca dessa situação se faz urgente visto que as/os estudnates noturnos estão sendo obrigadas/os a cursar sempre disciplinas optativas de outros cursos.
---
Todas as propostas passam pela discussão em conjunto entre as/os professoras/es e as/os estudantes. Esses debates iniciais servirão de etapa para a finalização no Congresso de História da UFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário