quinta-feira, 18 de junho de 2009

NOTA DE REPÚDIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA


NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Departamental do Curso de História repudia o ato de autoria desconhecida da fixação de cartaz com alusão ao nazismo no interior da sala DALH (Diretório Acadêmico Livre de História), reiterando assim seu compromisso com os princípios democráticos de nossa sociedade, conforme decisão tomada por unanimidade na reunião de 13 de maio de 2009.

A gravidade do fato exaspera-se na medida em que os historiadores são os principais responsáveis pela preservação da consciência histórica. Assim, trabalhamos com o objetivo de que atrocidades perpetradas no passado jamais possam se repetir.

Nosso repúdio é respaldado pela Lei n. 7716, Art. 20, § 1º, que prevê pena de 2 a 5 anos de prisão em caso de fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica, ou gamada, para fim de divulgação no nazismo. Além das implicações legais de tal manifestação, destacamos a evidente dissonância entre a defesa de idéias totalitárias e aquilo que é ensinado e vivenciado no seio do Departamento de História.

Portanto, reafirmamos nosso compromisso com a memória das vítimas que padeceram sob o regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Vítimas oriundas de diversas minorias: negros, judeus, homossexuais, ciganos, Testemunhas de Jeová, Adventistas etc.

Ao mesmo tempo, nos posicionamos contra o aparecimento de qualquer manifestação neofascista na sociedade sergipana, sobretudo no interior da Universidade, reconhecido espaço de lutas pela liberdade de expressão, democracia e tolerância.

Advertimos que estaremos atentos para coibir, na forma da lei, quaisquer manifestações desta natureza.


Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, 13 de Maio de 2009.

CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário