UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM HISTÓRIA/UFS
VERSÃO PRELIMINAR PARA DEBATE
Baixe o arquivo aqui
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM HISTÓRIA/UFS
VERSÃO PRELIMINAR PARA DEBATE
Baixe o arquivo aqui
1. Introdução
2. Objetivos do Curso
3. Competências e habilidades
4. Estrutura Curricular
5. Carga Horária
6. Currículo Padrão por Semestre
7. Disciplinas Obrigatórias/Optativas
8. Condições de Ingresso
9. Estágio Curricular Obrigatório
ANEXO
1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
Na elaboração deste novo Projeto Pedagógico do Bacharelado em História da UFS (Universidade Federal de Sergipe), levamos em consideração alguns fatores. Primeiro, a legislação vigente sobre graduações que distingue inequivocamente competências e habilidades do bacharel e do licenciado (Resolução Nº 13 de 13 de Março de 2002, Artigo 2º, alíneas a e b CNE/CES). Segundo, a situação em que se encontra o nosso bacharelado, com muitos alunos matriculados sem que concluam o curso. Terceiro, o propósito do Departamento de História de implementar o Curso de Mestrado em História, uma vez que é no bacharelado, pela sua própria natureza, que se formam os potenciais candidatos ao Mestrado. E enfim, descobrir os verdadeiros vocacionados para a pesquisa, pois consideramos como claramente distintas as vocações de professor e de pesquisador.
Ao partirmos da premissa que a História deve buscar explicar os processos de desenvolvimento das ações e produções humanas através dos tempos, nos encontramos com a exigência básica de formar profissionais preparados para lidar especificamente com este ofício, qual seja: o de dominar os meandros das construções temporais.
O Bacharel em Historia é indispensável para qualquer cultura que encare com seriedade o papel de interpretar, documentar e preservar a memória. Abstrai-se, portanto, do referido pressuposto, que o desenvolvimento de uma formação especifica para tal fim é de extrema necessidade e relevância social.
O Bacharel em História deve encontrar-se devidamente capacitado no conhecimento histórico geral, nacional e regional. Pois a ele caberá oferecer assessoria em questões que digam respeito ao domínio não só do referido saber, bem como da sua elaboração e construção.
Espera-se, também, que o Bacharel em História seja capaz de auxiliar outros profissionais em caso de montagem de arquivos e exposições permanentes ou temporárias, visto que do Bacharel, por exemplo, pode ser exigido a função de pesquisar dados complementares nos diversos acervos documentais.
Sabe-se, ainda, que o auxilio do Bacharel em História é indispensável em casos de interpretações de indícios arqueológicos de qualquer natureza, pois a ele cabe, também, a função de trabalhar as referidas fontes, no sentido de oferecer abordagens que ajudem a estabelecer o perfil histórico das culturas que elas representam.
Diante do exposto, espera-se, ainda, que o egresso do Curso de Bacharelado em História seja capaz de produzir um saber rigoroso no plano teórico e metodológico, tendo o perfil de um profissional que busque construir conhecimento, com honestidade e compromisso social, formando-se como um pesquisador gabaritado a seguir carreira acadêmica nos mais diferentes tipos de pós-graduações ou cursos de atualização e aperfeiçoamento.
Por fim, justifica-se a relevância e necessidade de tal formação no sentido de buscar construir o perfil de um profissional capaz de dialogar com os mais diferentes saberes, estando gabaritado para desenvolver trabalhos de pesquisa em grupos ou equipes nas quais sejam indispensáveis profissionais eminentemente pluridisciplinares.
2. OBJETIVOS
- O Curso de História Bacharelado tem como objetivos:
a. Formar pesquisadores em História, especialistas nos diversos ramos do fazer histórico;
b. Formar profissionais capazes de assessorar orgãos públicos e privados em questões relativas ao domínio da História;
c. Formar um profissional comprometido com a democracia e, portanto, com o pluralismo cultural e ideológico e com a formação cidadã.
3. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (Perfil dos Formandos)
Ao final do Curso espera-se que o Bacharel em História seja capaz de:
a. Apropriar-se da produção do conhecimento histórico e aplicá-lo às mais diversas atividades da vida profissional;
b. Discernir as diversas correntes historiográficas e formatos da História no plano teórico e metodológico.
c. Realizar os diversos gêneros de trabalhos de pesquisa historiográfica: artigos, monografias, teses, relatórios históricos, resenhas, etc;
d. Assessorar museus, arquivos, casas de cultura e instituições similares em assuntos relativos à História e em trabalhos de restauração e preservação do patrimônio histórico-cultural, bem como prospecção arqueológica;
e. Capacitar o aluno para o ingresso em cursos de pós-graduação em História
4. ESTRUTURA CURRICULAR
O Curso de Bacharelado em História será estruturado em dois grandes blocos:
a. Núcleo Básico, abrangendo as diversas disciplinas, de caráter obrigatório, que versam sobre conteúdos relativos ao conhecimento da História das Civilizações, do Brasil e de Sergipe.
b. Núcleo Complementar, especializante, que comtempla as disciplinas voltadas para a formação teórico-metodológica, as atividades acadêmicas complementares como estágios, iniciação científica, projetos de extensão, seminários extra-classe, participação em eventos científicos, que poderão ocorrer fora do ambiente da Universidade, em várias modalidades que deverão ser reconhecidas, supervisionadas e homologadas pelo Colegiado do Curso.
5. CARGA HORÁRIA: 2880 horas (3 anos no mínimo e sete no máximo), que equivalem a 187 créditos, dos quais:
- 132 créditos obrigatórios, que equivalem a 1.980 horas de conteúdos curriculares em salas de aula.
- 16 créditos optativos, que equivalem a 240 horas;
- 14 créditos de atividades acadêmicas complementares, que equivalem a 210 horas;
- 30 créditos de estágio curricular obrigatório, que equivalem a 450 horas vivenciadas a partir da segunda metade do curso e cumpridas, sob supervisão docente, no âmbito de Museus, Arquivos, Instituições de Pesquisa, Casas de Cultura e instituições de preservação do patrimônio histórico.
A prática como componente curricular, prevista na Resolução 1/2002/CNE/CES, será desenvolvida no contexto das disciplinas obrigatórias do curso, vivenciadas ao longo do mesmo, com carga horária de 300 (trezentas) horas.
Também está prevista a produção de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), sob o formato de Monografia, e sujeito à orientação de um professor vinculado ao colegiado do Curso.
6. CURRÍCULO PADRÃO POR SEMESTRE
História Antiga II
História Medieval II
História Moderna III
História Contemporânea III
História do Brasil IV
Temas de História de Sergipe III
História das Américas III
Tópicos Especiais em História da Arte
Tópicos Especiais em História da Arte II
Tópicos Especiais em História da Arte III
Tópicos Especiais em História e Religiosidade I
Tópicos Especiais em História e Religiosidade II
História e Memória
Natureza e História
Tópicos Especiais em História do Cinema
História da Educação
História da África II
Didática
Introdução ao Pensamento Geográfico
Cartografia Sistemática
Geografia Econômica
Organização do Espaço Mundial
Cartografia Sistemática
Produção de Texto I
Cultura Portuguesa
Língua Latina I
Alemão Instrumental I
Inglês Instrumental I
Francês Instrumental I
Folclore Brasileiro
Cultura Brasileira
Pré-Histórica Brasileira
Política I
Epistemologia das Ciências Humanas
Introdução à Estatística
8. CONDIÇÕES DE INGRESSO
Ao matricular-se no 3º período o aluno(a) fará a opção pela modalidade, Licenciatura ou Bacharelado, através da matrícula nas disciplinas específicas da modalidade de curso escolhida.
9. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Segundo a Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado que se desenvolve no ambiente de trabalho, assim, cumpre objetivo de preparação do educando para o trabalho. Considerando que o campo de trabalho do Bacharel em História é amplo e está se ampliando com a modernização da sociedade, o Projeto Pedagógico do Curso prevê a formação do discente em ambientes tradicionais de atuação do historiador, como Arquivos, Museus e Centros de Documentação mas, também, faculta a possibilidade de atuação dos estagiários em instituições que prestam assessoria na preservação do patrimônio histórico e cultural, ligadas à indústria do turismo e nos mais variados segmentos da produção cultural.
ANEXO DEMONSTRATIVO DAS MODIFICAÇÕES PROPOSTAS NO CURSO DE HISTÓRIA (BACHARELADO)
I – Propostas de Alteraçõs Necessárias para a implementação do Novo Projeto de Bacharelado
- Inclusão das Disciplinas Pedagógicas no Currículo da Licenciatura, tais como Didática e retirada da Monografia da Licenciatura.
QUADRO DAS DIFERENÇAS: BACHARELADO X LICENCIATURA
Cidade Universitária Profº José Aloísio de Campos, 20 de Maio de 2009.
Prof. Francisco José Alves
Prof. Luís Eduardo Pina Lima
Prof. Marcos Silva
Enviado por Marcos que solicitou no DHI
danilo feop
Nenhum comentário:
Postar um comentário