Reproduzimos aqui o e-mail enviado pelo COLETIVO UMA OUTRA HISTORIA recepcionando e orientando as/os novas/os estudantes do curso de história. =)
Abraços e nos vemos nas salas de aulas, corredores, copiadoras, bares e outros espaços que fazem parte da vida acadêmica \o/
feop
_________________
Olá colegas! Aqui é Danilo Feop! Nos vimos durante a matrícula nesta última quarta-feira. Espero que tenha corrido tudo bem.
Estou aqui divulgando algumas informações e apresentando o COLETIVO UMA OUTRA HISTÓRIA.
http://umaoutrahistoria-ufs.blogspot.com/
Nosso grupo já está há algum tempo atuando no Movimento Estudantil da UFS (ME UFS) e no Movimento Estudantil de História (MEH) (desde 2007). O ME normalmente está associado à luta política pela educação, mas MEH é qualquer ação dos estudantes, seja nos organizarmos pra fazermos uma visita a alguma cidade histórica, organizar ônibus pros Encontros Regionais e Nacional de História, realizar/participar de encontros e debates aqui mesmo na UFS, trocar filmes, textos, etc. Juntar a galera pra beber no bar ou um churrasco tamém é MEH!
Já realizamos debates sobre o curso de hisoria da UFS, sobre democracia nas universidades, incetivamos o uso da sala do DALH, lutamos contra o fechamento do RESUN e atualmente estamos planejando a receppção da turma de vocês que está chegando agora. Nosso objetivo é apresentar a vocês o MEH e convidá-las/os a participar, afinal a universidade é publica e responsabilidade de todas/os! =] E principalmente porque entendemos que a formação na universidade vai além das paredes das salas de aula. As aulas são tão importante na formação profissional e social de nós estudantes quanto os encontros de história, os grupos de pesquisa, a extensão universitária e o movimento estudantil.
Nós do Coletivo Uma Outra História acreditamos na responsabilidade social de lutar por uma universidade publica, gratuita, democrática e socialmente referenciada e junto a isso está o acesso ao lazer, à cultura, informação, etc que toda/o estudante tem direito. Só que não podemos esquecer que a universidade é um espaço da sociedade, então nossas ações estão voltadas na perspectiva de uma transformação social em defesa da justiça social, do combate às opressões (homofobia, machismo, racismo, intolerancia religiosa, etc) e isso não virá dentro de uma sociedade capitalista. Transformação social significa superar o capitalismo. Espero discutirmos melhor essa questão ao longo do curso =)
Além de nossa organização local, nos organizamos também nacionalmente com as/os demais estudantes de história. A entidade nacional é a FEMEH - Federação do Movimento Estudantil de História.
http://femehnacional.wordpress.com/
Enfim, estou enviando essa mensagem pra confirmar os contatos e para deixar algumas informações. E estamos à disposição pra qualuqer duvida.
=)
1. Grade curricular
O site do DAA (Departamento de Adminsitração Acadêmica - http://www.daa.ufs.br/) tem informações importante que vocês vão conhecer melhor depois de começarem a estudar. Neste site vocês terão acesso ao histórico na UFS (materias cursadas, notas, quantas disciplinas faltam, etc), podem também acessar as diciplinas oferecidas por cada departamento http://www.daa.ufs.br/daaantigo/gradecurricular/
As disciplinas de história estão nesse link sendo que a grade do curso noturno e diurno essão iguais depois da recente reformulação http://www.daa.ufs.br/daaantigo/gradecurricular/fimgradecurr.asp?curso=422&nome=HISTORIA%20LICENCIATURA%20NOTURNO&curric=1
O que diferencia é que noturno tem pouco tempo disponivel (apenas a noite) pra fazer as optativas, o que na prática faz com que as pessoas desse turno façam um período a mais.
Outro ponto, este mais preocupante. A disciplina que recomendamos fazer Introdução à Metodologia Científica não está como optativa para História, então tem de buscar nas opções de disciplinas diversas (onde é ofertada pra diversos cursos, dae na sala de aula tem estudantes de cursos diferentes cursos) que podem ser encontradas aqui
http://www.daa.ufs.br/daaantigo/oferta/ofertaDiversos/
Essa disciplina é muito importante, mas é comum ouvirmos colegas dizendo que a/o professra/or não explicou direito, que tem mt filosifia, é chata, etc. Eu fiz e gostei, então a sugestão é buscar informações sobre qual professora/or vai ministrar as aulas pra escolher com quem estudar e não ter uma surpresa negativa.
Outro ponto importante é que temos de acumular 210 horas de atividades extracurricular. Exemplo: um encontro de 3 dias equivale a 20h, um encontro de história nacional equivale a 60h. Então durante nossa vida acadêmica temos de somar 210 horas. Também por isso é importante participar dos encontros, mas o valor principal é o conhecimento trocado.
2. DAA
Não sei se vcs jah se cadastraram no e-mail do DAA. Faça isso, pois de lá vem noticias muito importante como alteração de grade curricular, encontros acadêmicos, divulgação quando a UFS decreta recesso ou quando o RESUN e a biblioteca não vao abrir, envia noticas dos departamentos, prazos pra entrega de documentos, divulgação de bolsas de estudo ou pesquisa (remunaradas ou não). Enfim, é interessante acompanhar =)
3. Departamento de História (DHI).
O site do departamento é esse http://www.ufs.br/departamentos/dhi/ mas não está atualizado e nem é mt usado. Mas tem coisas importantes como formação dos/as professores/as, as disciplinas, estágio obrigatóriao, etc.
O departemento fica no segundo prédio do CECH (entre a didática 2 e a 3), no andar superior à esquerda. Lá nos informamos dos horários de aula, dos horários dos/as professores/as, podemos deixar trabalhos, pegamos notas, nos informamos dos encontros acadêmicos entre outras coisas.
4. DALH - Diretório Acadêmico Livre de História
É um direito de todas/os as/os estudantes a livre organização e isso está garantido também na obrigação da universidade em disponibilizar espaço fisico pras/os estudantes. Nossa sala do DALH fica no corredor do bloco departamental de história, em frente à sala do DHI. Ressaltamos a importancia de utilizar a sala, pois neste processo de expansão os novos cursos não tem sala e cursos antigos estão perdendo as suas salas, seja pra se tornar laboratório, sala de professor, sala de pesquisa ou mesmo banheiro! (é triste, mas tiraram as/os estudantes de Eng. Florestal pra fazer da sala banheiro...).
Na sala tem ar condicionado e água, e se alguém tiver computador tem também um ponto de internet (aquele fio azul). E evidentemente, está aberta a todas/os estudantes da UFS.
Infelizmente a atual gestão do DALH não faz uso da sala e muito menos tem cumprido com o compromisso de coordenar as atividades estudantis do curso de história. Independente disso, nós nos organizamos no coletivo Uma Outra História para continuar as discussões do MEH, pois reconhecemos a importancia deste na formação estudantil e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
5. Site da UFS http://www.ufs.br/
É sempre bom acessar para ver as noticias e informações. Lá são divulgadas bolsas de pesquisa/extensão/monitoria, etc, cursos ofertados pela UFS, artigos escrito por professoras/es, estudantes, encontros acadêmicos.
6. Regulamentação da profissão de historiadora/or
Acreditem ou não, mas não existe (oficialmente) historiadora/or. Isso porque a profissão não é regulamentada, ou seja, não há um órgão que acompanhe e defina os espaços de cada profissional de historia. Isso seria o nosso equivalente à OAB, Conselho de Enfermagem, Conselho de Educação Física, etc. O papel seria garantir condições de trabalho e profissionais capacitadas/os nos postos de trabalho. Exemplo: uma professora licenciada em história não estaria habilidata a fazer pesquisa arqueológica.
Essa discussão não está definida dentro do MEH: há quem defende a regulamentação, há quem seja contra. Discutir isso também é MEH!
Mas recentemente foi oficialidado o dia da/o historiadora/or, que é dia 19 de agosto.
Acho que por hora é só. Qualquer duvida é só entrar em contato.
Colegas noturno que só entram no 2º semestre sintam-se convidadas/os a participarem da calourada deste 1º semestre. Mas não se preocupem, pois na história sempre fazemos duas calouradas: das turmas diurno (1º semestre) e norturno (2º semestre).
Abraços
Feop
Abraços e nos vemos nas salas de aulas, corredores, copiadoras, bares e outros espaços que fazem parte da vida acadêmica \o/
feop
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Olá colegas! Aqui é Danilo Feop! Nos vimos durante a matrícula nesta última quarta-feira. Espero que tenha corrido tudo bem.
Estou aqui divulgando algumas informações e apresentando o COLETIVO UMA OUTRA HISTÓRIA.
http://umaoutrahistoria-ufs.
Nosso grupo já está há algum tempo atuando no Movimento Estudantil da UFS (ME UFS) e no Movimento Estudantil de História (MEH) (desde 2007). O ME normalmente está associado à luta política pela educação, mas MEH é qualquer ação dos estudantes, seja nos organizarmos pra fazermos uma visita a alguma cidade histórica, organizar ônibus pros Encontros Regionais e Nacional de História, realizar/participar de encontros e debates aqui mesmo na UFS, trocar filmes, textos, etc. Juntar a galera pra beber no bar ou um churrasco tamém é MEH!
Já realizamos debates sobre o curso de hisoria da UFS, sobre democracia nas universidades, incetivamos o uso da sala do DALH, lutamos contra o fechamento do RESUN e atualmente estamos planejando a receppção da turma de vocês que está chegando agora. Nosso objetivo é apresentar a vocês o MEH e convidá-las/os a participar, afinal a universidade é publica e responsabilidade de todas/os! =] E principalmente porque entendemos que a formação na universidade vai além das paredes das salas de aula. As aulas são tão importante na formação profissional e social de nós estudantes quanto os encontros de história, os grupos de pesquisa, a extensão universitária e o movimento estudantil.
Nós do Coletivo Uma Outra História acreditamos na responsabilidade social de lutar por uma universidade publica, gratuita, democrática e socialmente referenciada e junto a isso está o acesso ao lazer, à cultura, informação, etc que toda/o estudante tem direito. Só que não podemos esquecer que a universidade é um espaço da sociedade, então nossas ações estão voltadas na perspectiva de uma transformação social em defesa da justiça social, do combate às opressões (homofobia, machismo, racismo, intolerancia religiosa, etc) e isso não virá dentro de uma sociedade capitalista. Transformação social significa superar o capitalismo. Espero discutirmos melhor essa questão ao longo do curso =)
Além de nossa organização local, nos organizamos também nacionalmente com as/os demais estudantes de história. A entidade nacional é a FEMEH - Federação do Movimento Estudantil de História.
http://femehnacional.
Enfim, estou enviando essa mensagem pra confirmar os contatos e para deixar algumas informações. E estamos à disposição pra qualuqer duvida.
=)
1. Grade curricular
O site do DAA (Departamento de Adminsitração Acadêmica - http://www.daa.ufs.br/) tem informações importante que vocês vão conhecer melhor depois de começarem a estudar. Neste site vocês terão acesso ao histórico na UFS (materias cursadas, notas, quantas disciplinas faltam, etc), podem também acessar as diciplinas oferecidas por cada departamento http://www.daa.ufs.br/
As disciplinas de história estão nesse link sendo que a grade do curso noturno e diurno essão iguais depois da recente reformulação http://www.daa.ufs.br/
O que diferencia é que noturno tem pouco tempo disponivel (apenas a noite) pra fazer as optativas, o que na prática faz com que as pessoas desse turno façam um período a mais.
Outro ponto, este mais preocupante. A disciplina que recomendamos fazer Introdução à Metodologia Científica não está como optativa para História, então tem de buscar nas opções de disciplinas diversas (onde é ofertada pra diversos cursos, dae na sala de aula tem estudantes de cursos diferentes cursos) que podem ser encontradas aqui
http://www.daa.ufs.br/
Essa disciplina é muito importante, mas é comum ouvirmos colegas dizendo que a/o professra/or não explicou direito, que tem mt filosifia, é chata, etc. Eu fiz e gostei, então a sugestão é buscar informações sobre qual professora/or vai ministrar as aulas pra escolher com quem estudar e não ter uma surpresa negativa.
Outro ponto importante é que temos de acumular 210 horas de atividades extracurricular. Exemplo: um encontro de 3 dias equivale a 20h, um encontro de história nacional equivale a 60h. Então durante nossa vida acadêmica temos de somar 210 horas. Também por isso é importante participar dos encontros, mas o valor principal é o conhecimento trocado.
2. DAA
Não sei se vcs jah se cadastraram no e-mail do DAA. Faça isso, pois de lá vem noticias muito importante como alteração de grade curricular, encontros acadêmicos, divulgação quando a UFS decreta recesso ou quando o RESUN e a biblioteca não vao abrir, envia noticas dos departamentos, prazos pra entrega de documentos, divulgação de bolsas de estudo ou pesquisa (remunaradas ou não). Enfim, é interessante acompanhar =)
3. Departamento de História (DHI).
O site do departamento é esse http://www.ufs.br/
O departemento fica no segundo prédio do CECH (entre a didática 2 e a 3), no andar superior à esquerda. Lá nos informamos dos horários de aula, dos horários dos/as professores/as, podemos deixar trabalhos, pegamos notas, nos informamos dos encontros acadêmicos entre outras coisas.
4. DALH - Diretório Acadêmico Livre de História
É um direito de todas/os as/os estudantes a livre organização e isso está garantido também na obrigação da universidade em disponibilizar espaço fisico pras/os estudantes. Nossa sala do DALH fica no corredor do bloco departamental de história, em frente à sala do DHI. Ressaltamos a importancia de utilizar a sala, pois neste processo de expansão os novos cursos não tem sala e cursos antigos estão perdendo as suas salas, seja pra se tornar laboratório, sala de professor, sala de pesquisa ou mesmo banheiro! (é triste, mas tiraram as/os estudantes de Eng. Florestal pra fazer da sala banheiro...).
Na sala tem ar condicionado e água, e se alguém tiver computador tem também um ponto de internet (aquele fio azul). E evidentemente, está aberta a todas/os estudantes da UFS.
Infelizmente a atual gestão do DALH não faz uso da sala e muito menos tem cumprido com o compromisso de coordenar as atividades estudantis do curso de história. Independente disso, nós nos organizamos no coletivo Uma Outra História para continuar as discussões do MEH, pois reconhecemos a importancia deste na formação estudantil e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
5. Site da UFS http://www.ufs.br/
É sempre bom acessar para ver as noticias e informações. Lá são divulgadas bolsas de pesquisa/extensão/monitoria, etc, cursos ofertados pela UFS, artigos escrito por professoras/es, estudantes, encontros acadêmicos.
6. Regulamentação da profissão de historiadora/or
Acreditem ou não, mas não existe (oficialmente) historiadora/or. Isso porque a profissão não é regulamentada, ou seja, não há um órgão que acompanhe e defina os espaços de cada profissional de historia. Isso seria o nosso equivalente à OAB, Conselho de Enfermagem, Conselho de Educação Física, etc. O papel seria garantir condições de trabalho e profissionais capacitadas/os nos postos de trabalho. Exemplo: uma professora licenciada em história não estaria habilidata a fazer pesquisa arqueológica.
Essa discussão não está definida dentro do MEH: há quem defende a regulamentação, há quem seja contra. Discutir isso também é MEH!
Mas recentemente foi oficialidado o dia da/o historiadora/or, que é dia 19 de agosto.
Acho que por hora é só. Qualquer duvida é só entrar em contato.
Colegas noturno que só entram no 2º semestre sintam-se convidadas/os a participarem da calourada deste 1º semestre. Mas não se preocupem, pois na história sempre fazemos duas calouradas: das turmas diurno (1º semestre) e norturno (2º semestre).
Abraços
Feop
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